A natação brasileira fechou sua atuação nos Jogos Sul-Americanos de Medellín com seis medalhas de ouro. No último dia da modalidade em Medellín, Thiago Pereira (400m medley e 200m peito), Flávia Delaroli (50m livre), Fabíola Molina (100m costas, 4x100m medley) e Guilherme Guido (50m costas) subiram ao posto mais alto do pódio.
Com os resultados desta segunda-feira, o Brasil acumulou 51 medalhas (27 ouros, 17 pratas e sete bronzes) e dominou a modalidade na Colômbia. Em um distante segundo lugar ficou a Venezuela, com 24 pódios (nove outros, três pratas e três bronzes).
Joana Maranhão foi o nome da natação brasileira em Medellín
CBDA
Pernambucana levará a nossa bandeira no encerramento dos Jogos
Responsável pela conquista de seis medalhas (cinco de ouro e uma de bronze) da natação brasileira nos Jogos Sul-Americanos, em Medellín 2010, tanto em provas individuais e em um revezamento, a pernambucana Joanna Maranhão foi o principal destaque da modalidade que mais medalhas proporcionou ao Brasil nos Jogos. Em apenas três dias de natação, a atleta ganhou as medalhas de ouro nos 200 m borboleta, 200 m medley, 400 m livre, 400 m medley e no revezamento 4x200 m e, a de bronze, nos 800m livre.
O COB escolheu Joana para conduzir a bandeira brasileira no encerramento dos Jogos.
- Esta é a primeira vez que tenho essa honra e agradeço ao Comitê Olímpico Brasileiro por ter me escolhido. Atletas consagrados como o Thiago Pereira já tiveram esse prazer. Para mim será muito emocionante.
Brasil
Nesses jogos de Medellín 2010, a delegação brasileira contou com o maior número de integrantes em uma competição fora do país (700 pessoas, incluindo oficiais). Foram 562 atletas, neste que é o principal evento do ano em termos de preparação com vistas aos Jogos Olímpicos Londres 2012.
A seleção brasileira de natação embarca nesta quarta-feira, para Medellín, na Colômbia, onde disputará os Jogos Sul-Americanos, a partir desta sexta. A equipe com 28 atletas estará desfalcada de seu principal nome: Cesar Cielo, que pediu dispensa da competição.
Apesar da ausência do campeão olímpico e mundial, o Brasil contará com a participação de outros destaques da natação que competiram no Mundial de Roma, em 2009. Entre eles, o vice-campeão mundial Felipe França, Thiago Pereira, Guilherme Guido, Fabíola Molina e Joanna Maranhão.
O recordista mundial dos 200m borboleta em piscina curta, Kaio Márcio Almeida, embora tenha confirmado participação, precisou ser afastado da equipe por problemas de saúde. O atleta foi diagnosticado com uma rinusinusite alérgica inflamatória e infecciosa no rosto.
A competição na Colômbia será a última seletiva determinada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos para definir a equipe que representará o país nos I Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura, de 14 a 26 de agosto.
Os atletas do SEST/SENAT Campina Grande, voltaram do Campeonato Paraibano Absoluto com as bagagens um pouco mais pesadas por conta do grande numero de medalhas conquistadas por eles no evento. Todos os atletas da entidade voltaram da capital com premiações. Um excelente resultado por ter sido a primeira competição da temporada. Agora a equipe esta se preparando para as competições a nível Nordeste, para as categorias Mirim e Petiz o desafio será o Alexandre Azambuja que este ano será sediado em João pessoa. Já os atletas das categorias Infantil, Juvenil e Junior/Sênior iram disputar o troféu Sérgio Silva que será disputado em Salvador/BA.
Quadro de medalhas Individual do Campeonato Paraibano por atleta do SEST/SENAT/CG:
Atleta
Categoria
Ouro
Prata
Bronze
Total
Antonio Pedro
Mirim II
1
3
-
4
Gabriel Dantas
Petiz I
2
3
1
6
Paloma Ribeiro
Petiz II
2
2
-
4
Barbara Freitas
Infantil I
-
1
1
2
Caio Rodrigues
Infantil I
4
1
-
5
Rodolfo Suassuna
Infantil I
2
2
1
5
Ivo Almeida
Infantil II
1
-
1
2
Thiago Magalhães
Infantil II
-
1
3
4
Vinicius Dantas
Infantil II
1
2
-
3
José Eduardo Junior
Infantil II
-
1
-
1
José Wemerson Lima
Infantil II
1
2
-
3
José Emanuel
Infantil II
1
-
-
1
Renato Suassuna
Juvenil I
5
-
-
5
Paulo Menezes
Juvenil I
-
-
2
2
Carlos Torres
Juvenil I
-
1
2
3
Talita costa
Juvenil II
2
1
-
3
José Rodrigues Junior
JR/Sênior
1
-
-
1
Gustavo Silva
JR/Senior
-
1
-
1
Iordan Santos
JR/Senior
-
1
-
1
Total
23
22
11
56
Tivemos Também a participação dos Atletas: Johaynne Vera (Infantil I) e Wellington Urtiga (Juvenil I); que foram a competição como convidados, por não estarem cadastrados na FEAP/CBDA, e por este motivo não disputaram medalhas, foram apenas com o intuito de melhorar suas marcas pessoais.
E se tratando de marcas pessoais, listados a baixo os resultados de todas as provas que os atletas do SEST/SENAT/CG participaram.
A Natação campinense será representada no campeonato paraibano absoluto de natação, pela equipe do SEST/SENAT; o evento será realizado nos dias 12 e 13 de Março, no parque aquático da Vila Olímpica Ronaldo Marinho (antigo DEDE) em João Pessoa. Este será o primeiro desafio da equipe na temporada de 2010. Liderados pelos professores Dimas de Sousa Silva e Eriko Silva, os 22 atletas vem se preparando para a competição desde o início de Janeiro e pretendem trazer da capital excelentes resultados. Com o objetivo principal de melhorar suas marcas e conseguir indíces para os campeonatos brasileiros de clubes das suas categorias, assim como serem convocados a integrar as seleçõesparaibanas para os campeonatos brasileiros interfederativos. Desde já desejo sucesso a essa galera que promete voltar de João Pessoa com muitas medalhas!
Esta é a história de um jovem (Rick Hoyt) que nasceu com paralisia cerebral, e por conta deste problema é tetraplegico, mas ele tinha um sonho: disputar uma competição esportiva, e o seu pai (Dick Hoyt) o ajudou a realizar este sonho participando de uma prova de triatlon ironman, que é disputada em 4km de natação em mar aberto, 180km de ciclismo, e 42km de corrida que é referente a uma maratona.
Esta prova foi completada contrariando os médicos que disseram que o filho seria um vegetal para o resto da vida e, e a prova foi disputada quando Rick já tinha mais de 40 anos. E completar provas duríssimas de triatlo carregando o filho na bicicleta, nadando puxando um bote e depois empurrando-o num carrinho, é prova de que o ser humano pode fazer tudo o que quiser, desde que realmente deseje isso. Até porque o pai tinha mais de 60 anos, não era atleta e nem nadar sabia.
Tanto que Rick conseguiu aprender a se comunicar escrevendo com a cabeça e até formou-se em educação especial na Universidade de Boston. Um tapa na cara de quem tem tudo na vida e fica inventando dificuldades e se justificando ou desistindo a cada pequena barreira que aparece.
Espero que você assista ao vídeo e fique com o recado final de Dick: “Nossa mensagem é: ‘Sim, você pode’. Não há, no nosso vocabulário, a palavra ‘impossível’. Esse é o nosso lema. E nós continuaremos com ele até o fim”."